Imperatriz

Mais de 3 mil se inscrevem no Meu Primeiro Emprego

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

IMPERATRIZ - Mais de 3 mil jovens participaram do processo de inscrição para a segunda etapa do Programa Viva Meu Primeiro Emprego em Imperatriz. O número de candidatos superou a expectativa da equipe de coordenação do programa no município.

De acordo com Maria de Lourdes Silva, diretora regional do Sistema Nacional de Emprego (Sine), as inscrições começaram a ser efetuadas às 8h de sexta- feira (5) com término às 18h. “Muita gente levantou cedo e logo na abertura dos trabalhos os locais de inscrições já recebiam um grande número de jovens. Todo o processo ocorreu sem nenhum incidente e as pessoas aguardaram o momento de serem atendidas, apesar da grande demanda de candidatos”, informou a diretora.

Três locais foram disponibilizados em Imperatriz para o processo de inscrição: a agência local do Sine, a Secretaria de Estado do Sul do Maranhão e a Unidade Regional de Educação.

Internet - Além das inscrições oferecidas nos pontos de apoio do projeto, outros candidatos preferiram utilizar a internet, através da página do Governo do Maranhão (www.ma.gov.br/primeiroemprego) e fazer o cadastro.

“A procura dos jovens pelas inscrições demonstra a credibilidade do Viva Meu Primeiro Emprego, e esta é uma grande oportunidade para os interessados garantirem uma vaga no mercado de trabalho e ter seu registro de experiência comprovado na carteira de trabalho, o que representa muito dentro do contexto atual”, disse o secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, que acompanhou o processo.

Em Imperatriz, 600 vagas estão sendo oferecidas para os jovens e a principal novidade é a extensão do limite de idade para até 30 anos. Essa decisão partiu da necessidade de atingir uma parcela maior de maranhenses. “É uma preocupação constante levar as políticas públicas de geração de emprego e renda do governo Roseana a todos os maranhenses”, enfatizou o secretário de Trabalho, José Antônio Helluy.

Em todo o Maranhão, cinco mil jovens terão oportunidade como bolsista do programa, mais que o dobro da primeira etapa, quando 2.100 jovens foram beneficiados.

Seleção - As equipes da Secretaria de Estado de Trabalho (Setres), em Imperatriz, iniciarão o processo de triagem e de seleção dos candidatos inscritos para as próximas fases do processo. Todas as fichas cadastrais serão avaliadas e de acordo com os perfis, os jovens entre 18 e 30 anos farão uma entrevista e sendo aprovado, o candidato passará por um treinamento específico e depois encaminhado a uma das empresas conveniadas com a Setres.

O bolsista selecionado terá a oportunidade de trabalhar, durante três meses, recebendo uma bolsa aprendizagem no valor de R$ 508,00.

A coordenação do Viva Meu Primeiro Emprego ressaltou que os candidatos que por algum motivo não forem selecionados nesta etapa já estarão com seu cadastro para as outras etapas que ocorrerão ainda este ano.

Programa - O Programa Viva Meu Primeiro Emprego é destinado a jovens de 18 a 30 anos, que não tenham tido emprego com carteira assinada. Estes devem se enquadrar nas exigências das empresas conveniadas no programa.

Terão prioridade os que já estiverem cadastrados no Sine, na Secretaria de Estado do Trabalho; tenham ensino médio completo; tenham curso de qualificação profissional (informática, operador de telemarketing, auxiliar de administração, vendas e outros).

O programa abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, Bacabal, Açailândia, Pinheiro, Santa Inês, Chapadinha, Barra do Corda, Balsas, Zé Doca, Pedreiras e Presidente Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.