SÃO LUÍS - Dois mil jovens participaram da aula inaugural da segunda etapa do Programa Viva Meu Primeiro Emprego, na tarde desta quarta-feira (31), no Espaço Renascença. Estiveram presentes o vice-governador João Alberto de Sousa, representando a governadora Roseana Sarney, o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, o secretário-adjunto Manoel Ventura, além de empresários. Os jovens ingressarão no mercado de trabalho na quarta-feira (7), quando se apresentarão nas empresas para as quais serão encaminhados.
João Alberto destacou a importância do projeto, criado na primeira gestão de Roseana Sarney como governadora e retomado ano passado. O vice-governador falou de sua adolescência no município de Bacabal e de seu primeiro emprego como servente. Ele leu uma mensagem da governadora e frisou a importância dos estudos na vida dos jovens.
“Esta é uma ação muito importante e, por isso mesmo, foi retomada pela gestão atual. O que o governo almeja é que os jovens tenham uma oportunidade digna de vencer e, quem sabe um dia, e até dirigir uma grande empresa”, disse João Alberto.
José Antônio Heluy ressaltou aos jovens que a meta do governo é levar o Viva Meu Primeiro Emprego para todo o Maranhão, diante do êxito alcançado pela iniciativa. “Estamos na segunda etapa e logo passaremos para a terceira. Essa é uma prova do sucesso deste programa, que se traduz em uma rica oportunidade de trabalho”, declarou Heluy.
Na solenidade, o empresário Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, falou do prazer que tem ao receber os jovens na empresa. Ele informou que na primeira etapa, seu grupo empregou 400 bolsistas e, desse total, 240 foram efetivados no emprego.
“Eu também comecei com uma oportunidade desse tipo. Em 1986, comecei a minha primeira mercearia e tudo começou com uma experiência. Estamos aqui para ajudar e agradecer ao Governo do Estado por esta brilhante iniciativa”, assinalou Ilson Mateus.
Para os jovens, o primeiro emprego será uma oportunidade para que possam ir em busca de novos conhecimentos e para contribuir com a família. “Moro com os meus pais e na minha casa somente a minha irmã trabalha. Com essa oportunidade, vou poder ajudar nas despesas”, declarou o jovem Albert Abdiel.
Segundo a coordenadora do programa, Elizabeth Azevedo, os jovens, ao se apresentarem nas empresas parceiras, levarão consigo um questionário de avaliação e uma carta de apresentação. “A partir desta etapa, estamos dando oportunidade para jovens com faixa etária de 18 a 30 anos”, destacou a coordenadora.
As informações são da Secom/Governo do Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.