IMPERATRIZ - As famílias que ficaram desabrigadas, em Imperatriz, após o rio Tocantins atingir um alto nível, poderão retornar às suas casas nesta quinta-feira (30), de acordo com a Defesa Civil do Maranhão.
Nesta quarta-feira (29), o nível do rio apresentou um recuo e chegou a 5,14 metros acima do normal. Segundo a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), a ação iniciará no abrigo Governador Archer, no Centro da cidade, e nos abrigos do Parque Alvorada II.
Leia mais:
Famílias ribeirinhas permanecem desabrigadas em Imperatriz
Sem recuo no nível do rio Tocantins, famílias ribeirinhas seguem desabrigadas em Imperatriz
Passa de 50 o número de municípios em situação de emergência no Maranhão
Assim como ocorreu na retirada das famílias, o retorno delas para as residências também será feita pela Defesa Civil. A equipe fará toda a mudança das famílias conforme o cronograma, observando os locais que já estão sem pontos de alagamentos. O superintendente Josiano Galvão, explica que além do monitoramento dos locais, os agentes também estão de olho na previsão do tempo, e de possíveis riscos de novos alagamentos para não ocorrer de nenhuma família voltar para casa e ter que sair novamente.
“Estamos preparando o retorno das famílias, mas desde já deixamos claros que as famílias só voltam se, se sentirem confortáveis, e seguras, ou seja, vai do entendimento de cada um. Além disso, a Prefeitura trabalha também na limpeza total do local, com diversas frentes de serviços para a população”, afirma Josiano.
Nível do rio
Com a cheia do rio Tocantins, a cidade de Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, chegou a ter 38 famílias desabrigadas, somando 126 pessoas ao total. Na última quinta-feira (23), o rio atingiu a marca de 7,5m acima do normal.
Além desse número, outras 26 famílias ficaram desalojadas e, segundo a Defesa Civil, foram em busca de abrigo em casas de parentes. As inundações em Imperatriz atingem ainda diretamente 64 famílias e 224 pessoas que tiveram que deixar suas casas.
Estado com municípios em situação de emergência
Atualmente, no Maranhão, há 52 municípios em situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por conta das chuvas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) comunicou que, até o momento, seis óbitos foram registrados em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras seguem monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 5.450 cestas básicas; 20.000 litros de água (20l) e 600 colchões foram entregues.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.