Período de seca

VÍDEO: centenas de peixes aparecem mortos às margens de lago no MA

Moradores relatam que o volume de água do lago vem diminuindo nos últimos meses.

Imirante.com

Atualizada em 19/11/2025 às 12h00

LAGO VERDE - Centenas de peixes apareceram mortos às margens de um lago no povoado Lago da Mata, em Lago Verde. O fenômeno, conhecido como mortandade, ocorre quando há morte repentina de uma grande quantidade de número de peixes em um tempo curto.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Até o momento, não há mais informações sobre a causa da morte dos peixes. A principal suspeite é de que o problema esteja relacionado com o período da seca. Moradores relatam que o volume de água do lago vem diminuindo nos últimos meses.

Baixo nível das lagoas

Segundo informações do Monitor de Secas, no Maranhão, houve avanço da seca grave (S2) na região sul do estado e da seca moderada (S1) no litoral leste, com impactos de curto e longo prazo. Esses efeitos podem reduzir o nível das lagoas, diminuindo a oxigenação da água e provocando a morte de peixes.

Imagens feitas por moradores mostram centenas de peixes mortos às margens da água e outros ainda vivos se debatendo. (Foto: reprodução/redes sociais)
Imagens feitas por moradores mostram centenas de peixes mortos às margens da água e outros ainda vivos se debatendo. (Foto: reprodução/redes sociais)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lago Verde informou à TV Mirante que enviará equipes técnicas ao local para averiguar a situação. Já a secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) comunicou que também deslocará uma equipe para coletar amostras da água e identificar o que provocou as mortes. O órgão acrescentou que, até o momento, não recebeu denúncia formal sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.