MARANHÃO - Uma força-tarefa coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão (FICCO/MA) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Descenso II para desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa com atuação no Maranhão e ramificações nos estados do Pará e Pernambuco.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
A ação ocorreu de forma simultânea em São Luís, São José de Ribamar, Chapadinha e Mata Roma, no Maranhão, além das cidades de Belém (PA) e Recife (PE), o que reforça o caráter interestadual da investigação.
Entre os alvos estão suspeitos apontados como integrantes da alta cúpula da organização criminosa. Segundo as investigações, eles seriam responsáveis por manter a ordem interna do grupo, aplicar punições, administrar recursos ilícitos e viabilizar o transporte de drogas e armas entre os estados.
Força-tarefa mira facção no Maranhão
De acordo com os inquéritos policiais, a maioria dos presos é investigada por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Alguns deles também possuem antecedentes por crimes graves, como roubo e homicídio.
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens, todos expedidos pelo Poder Judiciário. A ação é um desdobramento da Operação Descenso, deflagrada em junho de 2025, que já havia atingido outros integrantes da facção criminosa.
Operação Descenso II prende suspeitos no MA
Participaram da operação equipes da FICCO/MA, FICCO/PA e FICCO/PE, além do 16º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, da Delegacia Regional de Chapadinha, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp/MA) e do Grupo de Resposta Tática (GRTT/Seic) da Polícia Civil do Maranhão.
A FICCO/MA reúne profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, que atuam de forma integrada no combate ao crime organizado no estado.
Saiba Mais
- Homem apontado como “disciplina” de facção é preso em Pinheiro
- Suspeito de integrar facção, cadeirante que exibia armas em redes sociais é preso em Timon
- Ataque entre facções deixa mortos e feridos no Maranhão
- Chefe de facção formada no MA é preso; investigado ia a clínicas de estética para mudar rosto
- Líder de facção criminosa é preso no Maranhão após três anos foragido
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.