SÃO LUÍS - Depois de viajar nove anos, ou quase cinco bilhões de quilômetros, a sonda espacial New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão na manhã desta terça-feira (14), segundo a agência espacial americana (Nasa), que é a responsável pela missão.
A sonda conseguiu ficar a 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar. Segundo a Nasa, isso vai colaborar com a ciência para analisar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura de Plutão e de sua região, chamada de Cinturão Kuiper.
De acordo com o chefe da missão, Alan Stern, a sonda só deverá mandar as primeiras informações sobre Plutão no fim da noite, por volta das 21h [22h, hora de Brasília]. "Fique ligado. Por volta das 21h vamos saber se ela [a sonda] sobreviveu ao sistema de Plutão. Mas é sempre bom um pequeno drama, já que é uma exploração verdadeira”, disse ele, que agradeceu a ajuda de sua equipe em uma coletiva de imprensa.
A preocupação é porque existe a possibilidade [uma em 10 mil] de a sonda ser atingida e destruída por meteoroides. As informações principais, incluindo fotos de altíssima resolução, serão enviadas na quarta-feira (15), durante uma transmissão de dados mais longa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.