São Luís

Projeto “São Luís - 400 anos” será lançado no ritmo do samba da Beija-Flor

Os três vencedores serão conhecidos na noite do dia 8 de setembro, no Arraial da Lagoa.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O sonho de ter seu samba cantado na Sapucaí está embalando os autores maranhenses. Ao todo, 26 composições foram inscritas na etapa local do concurso do samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis, que cantará o tema “São Luís - O Poema Encantado do Maranhão” no Carnaval 2012. Os três vencedores, que participarão da grande final no Rio de Janeiro, serão conhecidos em festa comemorativa na noite do dia 8 de setembro, no espaço onde foi realizado o Arraial da Lagoa.

O concurso marcará o lançamento do Projeto “São Luís - 400 anos”, do Governo do Estado.

Na lista de inscritos, a maioria é de São Luís. São 22 da capital, um de Paço do Lumiar, um de Rosário, um de Bacuri e um de Boa Vista do Gurupi. De acordo com o previsto, haverá duas noites de eliminatórias (provavelmente nos dias 6 e 7), além da final no dia 8. O material entregue pelo candidato no ato da inscrição (CDs e cópias das letras) já foi encaminhado para conhecimento prévio da comissão da Beija-Flor.

Uma bateria, que reunirá músicos conceituados no cenário do samba de São Luís, acompanhará todos os concorrentes. Em todas as etapas haverá participação de atrações locais. A final contará com a presença do puxador Neguinho da Beija-Flor, acompanhado da bateria nota 10 da escola.

“Será uma grande festa da cultura de São Luís, a grande homenageada desse projeto”, resumiu o secretário de Estado de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

O enredo da Beija-Flor, “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, é uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem celebrados em 2012. Na avenida, a escola homenageará a capital maranhense, enfocando desde os primórdios da fundação francesa (em 1612), passando pelo título de Athenas Brasileira (pela efervescência da produção literária) até chegar à denominação de Jamaica Brasileira (garantida pela influência do reggae na cidade).

Projeto “São Luís - 400 anos”

Tendo como pilares a literatura, culinária, música e arquitetura ludovicenses, o Projeto “São Luís - 400 Anos” será desenvolvido pelo Governo do Estado no ano das comemorações dos quatro séculos da capital maranhense, com ápice no dia 8 de setembro de 2012. Diversas ações e obras estão pautadas para o período.

Uma comissão de trabalho foi constituída para acompanhar todos os projetos. Integram a comissão os secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Luís Henrique Bulcão (Cultura), Tadeu Palácio (Turismo), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Aluísio Mendes (Segurança Pública), Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Sérgio Macedo (Comunicação Social). Além disso, todas as secretarias estarão envolvidas no projeto.

“A partir do dia 8 de setembro de 2011 vamos viver a festa do quarto centenário para, em 8 de setembro de 2012, inaugurarmos uma nova era”, assinalou o secretário Sérgio Macedo durante a reunião de apresentação do projeto, ocorrida no dia 11 de agosto.

Após o lançamento (em 8 de setembro deste ano), diversos eventos também estão sendo programados. No campo dos festivais, um internacional de reggae e um gastronômico.

Os principais monumentos ganharão iluminação especial e serão realizados concursos literários. Também há uma proposta de vinda do Festival de Literatura Latino-Americana (FLAM) e um intercâmbio musical com a França.

Um monumento “São Luís 400 Anos” também será erguido em local a ser definido pela comissão. O valor global do investimento depende do leque de projetos a serem aprovados pela comissão e desenvolvidos durante o período das comemorações.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.