SÃO LUÍS - A primeira unidade prisional gerida pelo método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) foi inaugurada, nesta terça-feira (20), em São Luís, pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap). Está localizada na sede da antiga Unidade Prisional de Ressocialização do bairro Monte Castelo. É a primeira de São Luís a adotar o método, que se dedica a reintegrar internos por meio do trabalho, valorização humana e evangelização.
A Unidade recebeu os primeiros internos, momentos antes da inauguração. Foram transferidos 58 presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em uma ação da Sejap e 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. Entre os transferidos seis já estão trabalhando e os demais realizarão atividades ressocializantes.
Presentes na inauguração, o secretário-adjunto de Justiça, Kécio Rabelo; juízes da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Roberto de Paula e José Costa; do diretor do Presídio de Pedrinhas, Marcos Serejo; e do superintendente de Estabelecimentos Penais, Ronald Dias.
Kécio Rabelo informou que 100 internos do regime semiaberto serão transferidos para a unidade, este mês. Para o juiz Roberto de Paula, a unidade representa um novo momento. “É um novo horizonte na realidade do cumprimento de pena, em São Luís”.
O objetivo é combater a superlotação do Complexo de Pedrinhas e separar os apenados por regime de cumprimento de pena. “O método Apac tem obtido bons resultados em outros estados e estamos colocando em prática este método em São Luís por meio de convênios da Sejap e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, visando a ressocialização dos internos”, afirmou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.