CPI à vista
Requerimentos de dois vereadores foram aprovados ontem na Câmara Municipal de São Luís; para CPI ser instalada depende da Procuradoria da Casa
A Câmara Municipal de São Luís decidiu iniciar um processo de apuração de possíveis irregularidades cometidas por empresários do setor do Transporte Público e pela Prefeitura de São Luís em relação ao contrato feito após aprovação pela Casa da licitação do serviço de concessão pública.
A manifestação dos vereadores da capital veio na primeira sessão após o fim da greve dos rodoviários que durou 12 dias. Antes disto, os parlamentares - praticamente - não se pronunciaram a respeito.
Duas propostas de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foram apresentadas na Casa. A primeira foi do vereador Chico Carvalho (PSL) e a segunda, de Marquinhos Silva (DEM). Os dois parlamentares conseguiram as assinaturas necessárias.
Agora, será decisão da Mesa Diretora da Casa e da Procuradoria-Geral da Câmara os próximos passos da futura comissão.
O fato é que os vereadores prometem abrir a chamada “caixa preta” do transporte público. A ideia é saber se o subsídio é necessário e, se for, de quanto deveria ser o valor.
As gratuidades, a meia passagem e o sistema eletrônico de identificação serão apurados pelos vereadores de São Luís.
A CPI tem 60 dias para fazer a investigação. Os resultados, como de praxe, são enviados para os órgãos competentes para investigação oficial.
Disputa
A apresentação das propostas de abertura de CPI acabou gerando desconforto na sessão ordinária da Câmara na quarta-feira, 3.
O vereador Chico Carvalho reivindicou o direito de ser sua proposta a gerar a CPI do Transporte Público da capital.
Carvalho apresentou o requerimento na segunda-feira, 1º, com 11 assinaturas, quantidade necessária para se protocolar o pedido de abertura da comissão de investigação.
Pai da CPI
No entanto, o vereador Marquinhos Silva (DEM) - que já “avançou” em Chico Carvalho em outro debate na Câmara - diz que a sua proposta, mesmo sendo apresentada depois, teve maior número de adesões.
Houve debate e o vice-presidente da Câmara, que conduzia a sessão, decidiu enviar as propostas para a Procuradoria-Geral da Casa.
É de lá que será dito quem deverá ser o “pai da CPI do Transporte Público”. Mas vale lembrar que o mais importante é a investigação para descobrir irregularidades, caso existam.
Vai ter reunião
Em Imperatriz, o governador Flávio Dino (PSB), voltou a falar em reunião com os presidentes dos partidos aliados para definições sobre as disputas eleitorais de 2022.
Dino confirmou que até o fim deste mês vai reunir todos. Na verdade, deverá reunir os que não se distanciaram, como o deputado Josimar de Maranhãozinho (PL), que foi para a oposição.
Segundo disse o governador na Região Tocantina, a ideia é analisar o cumprimento dos três critérios estabelecidos no primeiro encontro, ainda no primeiro semestre deste ano.
Critérios
Os critérios são: lealdade e cumprimento dos programas do governo; posição nas pesquisas eleitorais e também articulação política.
Dos governistas concorrendo estão o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), o secretário Simplício Araújo (SD), o senador Weverton Rocha (PDT) e o secretário de Educação, Felipe Camarão, pré-candidato de parte do PT do Maranhão.
Camarão, diferente dos outros três, não assinou a carta compromisso editada por Flávio Dino.
Estratégia
Sobre decisão de apoio de Flávio Dino a candidato ao governo do Maranhão, o vice-presidente estadual do PT, Francimar Melo, se manifestou e pediu parcimônia do governador.
A ideia do petista é que Dino aguarde até abril do próximo ano para anunciar qualquer decisão sobre a sucessão ao Palácio dos Leões.
Melo se manifesta desta forma porque entre os petistas pró-Camarão é necessário mais tempo para que o secretário apareça com dois dígitos nas pesquisas de intenção de votos.
De olho
12 vereadores decidiram pela abertura de uma CPI para investigar o Sistema de Transporte Público de São Luís
Oficializado
Depois de ser questionado sobre a veracidade do anúncio de envio de emenda de R$ 1 milhão para a Prefeitura de São Luís, o deputado Duarte Júnior (PSB), usou as redes sociais para mostrar documento comprovando que oficializou.
Segundo ele, a ideia é garantir recursos que possam ajudar no subsídio dado agora pela Prefeitura para os empresários do setor de transporte público.
Além disto, Duarte diz que é necessário diálogo para que novas paralisações não ocorram e que seja evitado o reajuste de tarifa dos ônibus.
E mais
- O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, definiu pelo PTB como sua nova agremiação partidária.
- Ainda não foi divulgada data para a solenidade oficial de sua assinatura na ficha de filiação.
- A decisão pelo PTB tem um objetivo para Lahesio: nesta sigla, ele terá a possibilidade de se considerar candidato (ou um dos candidatos) de Bolsonaro no Maranhão. Lembrando que o PTB é partido aliado do presidente da República de primeira linha.
Saiba Mais
- Josimar e o governo ainda em impasse sobre apoio do PL ao Palácio
- Desembargador suspende sessão da Assembleia que votaria orçamento de 2025
- Valdemar Costa Neto vem a São Luís confirmar liderança de Josimar no PL
- Lula aconselhou Brandão a concorrer ao Senado
- Pedido do MDB mostra confronto de Othelino com Marcus Brandão
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.