SÃO LUÍS - Reunir as três redes do movimento nacional de prostitutas (RBP, ANPROSEX e CUTS) para articular politicamente ações em conjunto, visando o combate à violência sexual, física e psicológica nos espaços de trabalho; o fortalecimento das ações de saúde e políticas públicas nos Estados e municípios onde as associações, grupos ou coletivos atuam; e o reforço da luta por direitos trabalhistas, sociais e sexuais.
Esse é o objetivo do I Encontro Interestadual Marapiauí de trabalhadoras sexuais 2023: protagonismo das mulheres e articulação política que ocorre sexta-feira (24) e sábado (25) no Convento das Mercês (Desterro). O evento tem programação gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio da internet (clique aqui).
Promovido pelo Coletivo Por Elas Empoderadas e Associação de Prostitutas do Piauí (Aprospi), o evento é voltado para o público em geral, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e vai discutir vários assuntos acerca do trabalho sexual como doenças sexualmente transmissíveis, palestra sobre regularização do trabalho sexual, violência de gênero, direitos e saúde mental. A proposta é articular políticas públicas e chamar atenção da sociedade sobre os problemas que atravessam o cotidiano da categoria, como o preconceito e a violência de gênero.
Sobre o Coletivo
O Coletivo Por Elas Empoderadas foi lançado em 2019, durante o Seminário Nacional 2019: avanços e desafios das profissionais do sexo, realizado em São Luís/MA. O coletivo é formado por ativistas, trabalhadoras sexuais e outras(os), que lutam pelos direitos de mulheres cis e trans. As ações realizadas incluem cuidado à saúde, prevenção de doenças, empoderamento político e econômico das mulheres, tanto de trabalhadoras sexuais, como de mulheres negras que vivem na comunidade de Centro Histórico de São Luís.
Dentre as ações realizadas periodicamente estão: entrega de insumos, como preservativo masculino e feminino, gel lubrificante em casas de prostituição, boates e avenidas para trabalhadoras sexuais cis e trans; ações de saúde como prevenção, aplicação de testes e vacinas junto as trabalhadoras sexuais, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; consultas e encaminhamento médico para as trabalhadoras sexuais e população em situação de rua através do Consultório na Rua e Carreta da Mulher Maranhense; entrega de material de higiene e limpeza pessoal, e de cestas básicas para mulheres trabalhadoras sexuais ou em situação de vulnerabilidade social no Centro Histórico de São Luís através de parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil; ofertas de palestras e oficinas de combate à violência sexual e doméstica, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, dentre outras ações. São atendidas pelo coletivo as seguintes localidades: comunidade do Centro Histórico de São Luís, região do Oscar Frota e entorno (Mercado Central e pistão), Anel Viário, bairros São Cristóvão e Anjo da Guarda, Posto Magnólia - BR 135, Avenidas Guajajara e São Luís Rei de França.
PROGRAMAÇÃO
DIA 24/11
08h Credenciamento 09h Abertura do Evento;
10h30 Apresentação dos Movimentos Sociais Presentes (Rede Brasileira de Prostitutas; Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais; Articulação Nacional de Profissionais do Sexo)
12h30 Intervalo para Almoço;
14h Oficina sobre PREP e PEP – Departamento de Doenças de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - DATHI/SVSA/Ministério Da Saúde 17h Coffee Break
DIA 25/11
08h00 Roda de Conversa com Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher do Ministério da Saúde;
11h Palestra sobre Regularização do Trabalho Sexual – Ministério do Trabalho do Maranhão e convidados
12h30 Intervalo para Almoço
14h Grupos de Trabalho Sobre Saúde/Sus, Inclusão Social, Violência de Gênero, Direitos e Saúde Mental
16h30 Coffee Break
17h Apresentação dos Grupos De Trabalho
DIA 26/11
08h Socialização das Experiências Exitosas do Movimento Nacional de Prostitutas 09h30 Elaboração de Documento conjunto das três redes
12h Encerramento
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.