(Divulgação)
COLUNA
Marcos Silva
Marcos Silva Marcos Silva é assistente social, historiador e sociólogo.
Marcos Silva

O bolsonarismo não pode ser ignorado!

O bolsonarismo não pode ser ignorado!

Marcos Silva

O bolsonarismo se transformou em um movimento político com uma forte base social e com um programa de ação concreta na garantia de direitos das forças econômicas neoliberais e antissocialistas. Esse movimento bolsonarista no Brasil é composto por empresários do ramo de produtores de alimentos transgênicos, de um setor do agronegócio que produz alimentos com doses de venenos, além dos que querem a expansão das áreas de plantações sem respeito às leis e normas ambientais, incluindo os garimpeiros. Ambos buscam avançar para as terras indígenas e quilombolas. Complementa o movimento bolsonarista, um segmento de empresários pequenos, médios e grandes sonegadores de impostos e negadores de direitos trabalhistas e sociais.

Essas forças econômicas que impulsionam o bolsonarismo são ultra neoliberal e sabem o que querem com a redução do Estado. Reduzir as políticas públicas e sociais e ampliar o Estado para os mais ricos e facilitar a vida dos grandes empresários e banqueiros.

Para as forças econômicas que impulsionam o bolsonarismo, o Estado não pode controlar o petróleo, a energia, o saneamento e muito menos os recursos ambientais. Essas forças econômicas querem a liberdade para ampliar seus lucros e a expansão de mais valia.

O programa das forças econômicas que impulsionam o bolsonarismo se enfrenta com o programa do PT e da base social de esquerda no Brasil levado a cabo pelo governo Lula.

O sistema financeiro global não tem acordo com a redução dos juros, as grandes corporações econômicas do petróleo e de outros ramos de atividade econômica. O grande capital sabe que o Brasil com o PT e as esquerdas democráticas e populares no governo caminha para o desenvolvimento nacional com plena soberania. Esse é o principal desespero das forças econômicas que impulsiona o bolsonarismo.

A preocupação com a prisão de Bolsonaro, filhos e aliados nada tem a ver com sentimento de solidariedade pessoal, mas sim, por ver o principal líder e espelho do movimento bolsonarista ser desmoralizado. Bolsonaro também retrata o comportamento de segmentos corruptos da sociedade que fazem suas espertezas e colocam a culpa nos outros. Não por acaso e todos os chamados para depor, pois Bolsonaro ficou calado.

Bolsonaro até hoje não explicou nada sobre a apropriação de dinheiro de assessores parlamentares, Bolsonaro até hoje não se explicou sobre a acusação do uso absurdo de gasolina paga com dinheiro do Câmara Federal em postos de gasolina no Rio de Janeiro, acusação realizada por seus colegas de parlamento.

Bolsonaro não convenceu os brasileiros sobre os presentes milionários que ganhou dos empresários do setor de petróleo e líderes sauditas. Na verdade, precisa ter pouca capacidade cognitiva para acreditar que um sujeito igual a Bolsonaro é honesto.

O bolsonarismo não vai dar sossego ao governo Lula!

A base de apoio poderosa do Bolsonaro é sobretudo econômica, eles são os que impulsionam os bolsonarismo, não são fracos e não devem ser ignorados.

O Bolsonarismo conta com o apoio de pastores e padres corruptos no uso da fé das pessoas, que manipulam seus seguidores na defesa de Bolsonaro.

O Bolsonarismo conta com o apoio de militares das forças armadas brasileiras da reserva que influenciam na corporação por meio dos parentes e amigos que continuam na ativa.

Compõem a base social do bolsonarismo, os negócios de clubes de tiros, lojas de vendas de armas e empresas de segurança privada. Policiais civis e militares das forças estaduais de segurança e guardas municipais e até certamente milicianos.

A base do bolsonarismo não quer saber de democracia e sim de privilégios e formas de enriquecimento com liberdade para todo tipo de práticas que possam ampliar os lucros, sem respeito aos direitos humanos e nem à dignidade humana. As práticas de homofobia, machismo e racismo são comportamentos sociais impulsionados pelo bolsonarismo como forma de atrasar o processo de progresso da humanidade.

Bolsonaro também tem o apoio de uma bancada de parlamentares municipais, estaduais e federais eleitos com apoio financeiro do governo Bolsonaro, sejam por emendas secretas ou operações financeiras realizadas com os Ministérios, além claro de prefeitos e governadores que são refém do silêncio do ex-presidente, aqui inclui principalmente o governador de São Paulo e o Zema de Minas Gerais. 

Só o desenvolvimento nacional com a estatização dos segmentos estratégicos da economia com sustentabilidade ambiental, que impulsione o avanço das políticas públicas e sociais, será capaz de derrotar o movimento fascista que usam o discurso de liberdade para explorar e oprimir, bem como, avançar na expansão da pobreza e da miséria para o povo brasileiro. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.