(Divulgação)
COLUNA
Fernando Coelho
Diretor do Instituto Experiência do Cliente, escritor e professor universitário.
NEGÓCIOS

5 passos para criar uma empresa nota 10 no mercado

Ainda é grande o número de empresas que não conseguem sobreviver no mercado e de acordo o Professor Fernando Coelho, especialista em experiência do cliente, existem 5 passos que podem ajudar no sucesso do negócio.

Artigo / Fernando Coelho*

Atualizada em 21/05/2024 às 15h00
Fernando Coelho.
Fernando Coelho. (Divulgação)

O grande desafio de qualquer empresário é manter sua empresa nos trilhos conseguindo organizar processos, fazer girar estoque, desenvolver o seu time, manter o cliente satisfeito e gerar lucros.

Existem diversos aspectos importantes para que um negócio sobreviva, mas, também, existem passos que se seguidos bem, podem potencializar a saúde de uma empresa e a sua sobrevivência no mercado.

Imagina que uma empresa é um organismo vivo, e do mesmo jeito que uma pessoa precisa dormir bem, se alimentar de forma correta, realizar atividade física e fazer exames de rotina, uma empresa precisa seguir passos mínimos para ter uma melhor performance.

De acordo com um estudo do Sebrae, no Brasil, 50% das empresas quebram antes de 2 anos. De cada dez empresas criadas no Brasil, cinco quebram antes de completarem dois anos de existência. Os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após 5 anos de atividade. Já as MEs têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após 5 anos de atividade. As EPPs têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após 5 anos de atividade. 

MAS, O QUE FAZER NESTE CENÁRIO?

Nos meus processos de mentoria com empresários e aulas de negócio, sempre dou 5 orientações que considero de alta relevância para qualquer empresa, de qualquer segmento.

Se a sua empresa já existe, avalie o nível de maturidade dela: realizo uma avaliação que chamo de IFCX (Índice com foco na Experiência do Cliente), onde analiso se o negócio possui um desenho de cultura, processos, desenvolvimento de pessoas e acompanhamento de indicadores de resultados. Isso é essencial para que a sua empresa possa pensar e agir com um modelo mínimo de gestão.

Entenda seus gaps e oportunidades: o próximo passo é a partir da avaliação, você parar e ponderar como pode ser tornar melhor nos pontos levantados. Minha dica para você é criar um plano de ação e ser disciplinado com a execução. Em gestão, constância é essencial.

Capacite seu time: de forma geral, vejo muito empresário com a síndrome de Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”. Se você não cuida de quem cuida do seu cliente, você os perderá. Tenha um programa de capacitação com o seu time e de forma constante. Quanto mais você desenvolve ansua operação, maiores as possibilidades de sucesso. Saiba mais aqui. 

Tenha processos mínimos desenhados: não importa se você tem 2 ou 200 colaboradores na sua empresa, é preciso existir um procedimento operacional de atendimento desenhado. O que mais a gente vê nos atendimentos por aí, são negócios e pessoas atendendo de qualquer forma, e a culpa é dos empresários. Minha dica: desenhe um guia de atendimento formal para a sua operação baseado na jornada de compra e pós-compra do seu cliente, e neste procedimento, ensine o seu time a encantar na prática o cliente. Essa é uma das temáticas que trabalho no processo de mentoria empresarial.

Acompanhe todos os indicadores mais importantes da sua operação: o que não pode ser medido, não pode ser acompanhado e administrado. Minha dica para você, é acompanhar semanalmente os resultados de vendas, conversão de vendas, perda de cliente, estoque e nível de satisfação do cliente. Esse olhar fará toda a diferença na sua gestão.

Seguindo estes 5 passos a probabilidade de sucesso da sua empresa será bem maior e você trabalhará de maneira mais eficaz sua gestão. 

Para mais dicas, ouça meu podcast.

Me segue no Instagram: @coelhofernandofalou


*Fernando Coelho

Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor de Marketing no Grupo Terra Zoo e Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.