SEGUNDA -FEIRA
Começamos a semana com o vereador Raimundo Penha (PDT) cobrando do prefeito Eduardo Braide (PSD) sanção ao Projeto de Lei, de sua autoria, que garante transporte gratuito aos responsáveis por pessoas com deficiência na capital. Caso não seja sancionado pelo chefe do Executivo, a Câmara Municipal pode promulgar a matéria.
Na justificativa, Penha afirmou que pais e mães de pessoas com deficiência enfrentam dificuldades diárias para conseguir se deslocar adequadamente com seus filhos, seja para consultas médicas, terapias ou atividades de educação e lazer, por isso a importância da proposta aprovada pelo Legislativo.
TERÇA-FEIRA
O governador Carlos Brandão (PSB) nomeou para o posto de procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira. Ele comandará o Ministério Público Estadual no biênio 2024-2026.
Danilo José havia sido o mais votado pelo MPMA na eleição realizada ontem e que resultou na lista tríplice, composta ainda pelos procuradores Rita de Cassia Maia Baptista e José Augusto Cutrim Gomes.
Ao todo, Danilo José recebeu 189 votos. Rita de Cássia recebeu 151 votos e Augusto Cutrim, outros 145 votos.
No pleito realizado pelo MPMA também foram candidatos Márcio Thadeu Silva Marques, que obteve 142 votos; Carlos Henrique Rodrigues Vieira, com 65.
No mesmo dia a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o projeto de lei de autoria da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle que reajusta os vencimentos do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador, Felipe Camarão (PT), e dos secretários de Estado.
O projeto passou em plenário por maioria, em votação simbólica, com os votos contrários apenas dos deputados Yglésio Moyses (PRTB), Othelino Neto (PCdoB), Soldado Leite (PSD) e Wellington do Curso (Novo). Um requerimento de apreciação em regime de urgência, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB), possibilitou que a matéria fosse votada em sessão extraordinária.
QUARTA-FEIRA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita ao ex-presidente José Sarney, em sua residência em Brasília. Acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, o encontro simbolizou mais do que uma mera cortesia entre políticos; destacou a influente posição de Sarney na política nacional.
O governador do Estado, Carlos Brandão, anunciou a convocação de policiais militares, servidores do Detran e professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O anúncio foi feito através de um vídeo nas redes sociais do governador. Ao todo, serão nomeados 150 policiais militares, 66 servidores do Detran, além de 27 professores da UEMA.
QUINTA-FEIRA
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio contra as cantoras Madonna, Anitta e Pabllo Vittar pelo conteúdo do show gratuito feito na praia de Copacabana no último dia 4 de maio. Os autores argumentam que as artistas “vilipendiaram a fé da maioria da população brasileira”.
Houve críticas, ainda, ao fato de que a apresentação ocorreu quando o Rio Grande do Sul já sofria com enchentes.
Entre os autores da proposta está o suplente de deputado federal maranhense Allan Garcês, do PP - ele está na vaga do deputado federal André Fufuca (PP), atualmente ministro dos Esportes.
SEXTA-FEIRA
Para encerrarmos a semana, vice-governador e secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), anunciou por meio de seu perfil em rede social que até esta quinta-feira (23) mais de 27 mil beneficiários já receberam a primeira parcela dos precatórios do Fundef, destinada aos professores da rede estadual de ensino.
Camarão informou que dentre os beneficiários já atendidos com o recurso estão professores ativos, inativos, pensionistas, desligados e herdeiros.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
- Vereador de São Luís promete destinar todo seu salário à causa animal
- Justiça não atende pedido de Domingos Paz contra cassação
- Domingos Paz tem mandato cassado por acusações de assédio
- Câmara de São Luís proíbe grampos em embalagens de lanches
- Assembleia aprova entrada de alimentos em estabelecimentos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.