Não existe experiência do cliente sem experiência do colaborador
Para o Professor Fernando Coelho, na gestão contemporânea olhar para a experiência do empregado faz toda a diferença para o engajamento, motivação e por consequência, comprometimento do time de vendas com a experiência do cliente.
Não existe experiência do cliente sem experiência do empregado. Fui diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos e durante minha passagem pela instituição, sempre afirmei que a experiência do cliente começa na área de Recursos Humanos, isso porque, uma boa experiência do cliente é desenhada alinhada com a cultura, pessoas e processos.
Empregados bem contratos, treinados, alinhados com a cultura, reconhecidos pela liderança e motivados, por consequência, são mais comprometidos com os resultados do negócio.
Dados sobre experiência do colaborador e resultados empresariais
Para se ter uma noção do que estou falando, 84% dos colaboradores altamente engajados foram reconhecidos por suas conquistas no trabalho em comparação com apenas 25% dos colaboradores ativamente desengajados, de acordo com a Bonusly.
Outra estatística relevante para diretores de empresas ficarem atentos é que se acordo com a Qualtircs, locais de trabalho altamente engajados têm um aumento de 10% nas avaliações dos clientes e um aumento de 20% nas vendas.
E a Gallup descobriu que empresas com colaboradores engajados são até 22% mais lucrativas do que concorrentes com número baixo de engajamento.
Todos esses dados reafirmam o que defendo: só existe experiência do cliente com uma estratégia assertiva de recursos humanos e experiência do colaborador.
O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER PARA TER RESULTADOS MAIS RÁPIDOS E SUSTENTÁVEIS DE ENGAJAMENTO DO TIME DE VENDAS?
Vou listar aqui 10 táticas que defendo em minha mentorias para que empresários e diretores fiquem atentos:
Contratar vendedores e líderes totalmente alinhados com a cultura do negócio;
Realizar uma boa integração na chegada dos colaboradores;
Estabelecer uma trilha de aprendizagem alinhada à cultura, processos dos negócios e experiência do cliente;
Ter políticas e práticas de reconhecimento e colaboração do time;
Possuir pacote de benefícios para o time;
Remuneração atrativa em comparação com a concorrência;
Celebração dos resultados e conquistas – e vale destacar que celebração é diferente de reconhecimento. A Great Place To Work, que mede as melhores empresas para se trabalhar no mundo destaca que reconhecimento é individual e celebração é do grupo.
Avaliação de desempenho e desenvolvimento constante alinhada aos desafios dos negócios e carreira;
Plano de carreira efetivo e baseado em equidade e meritocracia;
Autonomia para ser quem se é com respeito e valorização.
Como estão estes 10 pontos na sua organização?
Ter os melhores talentos exige ter os melhores investimentos. Sabe a história do ovo e da galinha? O que veio primeiro?
Isso se aplica a gestão de resultados: é necessário investir em pessoas para ter os melhores resultados.
Ter colaboradores felizes fará a empresa ter clientes felizes e satisfeitos.
Para mais dicas, ouça meu podcast.
Me segue no Instagram: @coelhofernandofalou
Fernando Coelho
Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.
Saiba Mais
- Como vender mais usando estratégias de experiência do cliente
- Principais erros no atendimento ao cliente que as empresas cometem
- Um bom atendimento não é suficiente
- Empresários: saiba como realizar um diagnóstico de atendimento ao cliente da sua empresa e melhorar as vendas
- Como melhorar a fidelidade do cliente neste fim de ano
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.