SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 18 a 24 agosto.
Domingo (18)
Foi enterrado, na manhã de domingo (18), o corpo do apresentador Silvio Santos, no Cemitério Israelita do Butantã, zona oeste de São Paulo. O sepultamento foi feito em uma cerimônia judaica reservada para amigos e familiares.
Segundo a assessoria do SBT, o sepultamento foi realizado no começo da manhã e terminou por volta das 9h. Em uma nota divulgada pela família, Silvio havia pedido para ser levado direto ao cemitério, sem velório aberto ao público, para 'ser lembrado com alegria'.
Segunda-feira (19)
Um homem foi preso em flagrante, na zona rural de Imperatriz, por ameaçar a própria companheira de morte. O caso aconteceu na Vila Conceição.
De acordo com a polícia, a vítima estava baixando um aplicativo de apostas no celular quando o suspeito começou a fazer as ameaças. Ele já teria um histórico de agressões contra a mulher em uma das brigas passadas, que causou uma lesão na cabeça dela.
Terça-feira (20)
Antônio Carlos Salim Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide foi conduzido para a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) na tarde de terça-feira (20). Segundo a polícia, com ele foi encontrado um carregador de pistola.
O apartamento de Antônio, localizado em uma área nobre da capital maranhense, havia sido alvo de busca e apreensão da Polícia Civil do Maranhão. Ele foi apontado pelo próprio Eduardo Braide, como quem andava no Honda Fit preto, utilizado no “resgate” de Guilherme Teixeira, ex-assessor do deputado estadual Fernando Braide (PSD), no dia 16 de julho – quando ele deixou o Clio vermelho na Rua das Andirobas, no Renascença.
Antônio Salim Braide foi posto em liberdade após pagar fiança.
Um assalto foi registrado em um shopping situado no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Toda a ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento.
As imagens mostram o momento em que a vítima caminha falando ao celular quando é abordada pelo criminoso armado. Em uma ação que durou cerca de 10 segundos, o assaltante puxa o celular da mão da vítima e sai correndo.
Em nota, o Monumental Shopping informou que o vídeo que mostra a ação criminosa foi disponibilizado para a autoridade policial, e a empresa de segurança que atua no estabelecimento adotou novas estratégias de ronda para evitar casos como o do dia 13.
Leia a íntegra da nota do Monumental Shopping:
“No dia 13 de agosto, do corrente ano, ocorreu um incidente no corredor externo do Condomínio Monumental, quando um transeunte foi abordado por um marginal e sofreu a subtração de alguns objetos, o vídeo da ocorrência foi disponibilizado para a autoridade policial, e a empresa de segurança adotou novas estratégias de ronda para evitar repetição de fatos desta natureza.”
Um motociclista com sinais de embriaguez foi preso após colidir na traseira de outra moto, causando a morte da agente comunitária de Saúde Francisca Machado Santos. O acidente aconteceu no último domingo (18), em uma avenida do município de Coelho Neto.
O homem preso foi identificado como José Domingos Ribeiro da Silva, de 39 anos. Uma câmera de videomonitoramento captou o momento do acidente.
Um homem, de 38 anos de idade, foi preso suspeito de cometer feminicídio, em 2018, no município de Alcântara, no Maranhão. A prisão do indivíduo aconteceu no último sábado (17), em Ananindeua, no Pará.
De acordo com delegada Samira Fontes, titular da Delegacia de Polícia de Alcântara, o investigado tinha um relacionamento amoroso com a vítima, e após retornarem de uma festa, na residência dela, ele teria agredido a mulher com um ventilador.
Quarta-feira (21)
Francinaldo Freitas da Cunha, conhecido como 'Dodo de Panaquatira', foi preso apontado como o principal suspeito de envolvimento na morte de Jocenilse de Fátima Pereira, de 32 anos. De acordo com a polícia, Francinaldo vai responder por feminicídio com dolo eventual.
A vítima morreu após cair de moto, no dia 11 de agosto desde ano. No momento do acidente, ela estaria sendo perseguida por Francinaldo, com quem mantinha um relacionamento.
Francinaldo é candidato a vereador em São José de Ribamar nas eleições deste ano. Segundo relatos de familiares de Jocenilse, o acidente aconteceu quando o candidato perseguia a vítima no trânsito, após uma briga entre o casal que teria acontecido momentos antes, dentro de um bar.
Uma briga entre dois homens foi registrada no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. As imagens foram gravadas por pessoas que presenciaram a cena e compartilharam nas redes sociais.
Segundo informações de testemunhas, os dois homens envolvidos na confusão eram um motorista de aplicativo e um taxista. As imagens mostram os dois envolvidos na briga no chão se agredindo fisicamente.
Rhuan Pablo da Silva sentou no banco dos réus na quarta-feira (21) e, após um dia de julgamento, foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado. Ele é acusado de assassinar o tio e o padrasto em março de 2023, em Imperatriz, com golpes de chave de fenda. A acusação foi pelo promotor de justiça Carlos Róstão.
O réu foi julgado por homicídio duplamente qualificado. Rhuan matou o tio e o padrasto após uma discussão. Ele era usuário de drogas e, de acordo com o inquérito, matou primeiro o tio dentro de uma borracharia da família. Em seguida, Rhuan matou o padrasto, que ainda tentou fugir, mas foi alcançado e morto por golpes de arma branca.
Quinta-feira (22)
Um homem, que responde por um feminicídio, é suspeito de matar outra mulher na cidade de Amarante do Maranhão. Joanilde Paulino Guajajara foi assassinada com um golpe de faca. O crime aconteceu na residência do casal, no bairro Industrial. O suspeito, Wendel Machado, fugiu após este feminicídio.
Um homem foi preso suspeito de ter forçado relações sexuais e depois assassinado uma mulher de 26 anos. A vítima foi identificada como Dayane Monteiro, e o caso ocorreu na cidade de Grajaú.
De acordo com informações da polícia, o suspeito era amigo da vítima e a buscava todos os dias no trabalho para levá-la em casa.
Uma operação conjunta das Polícias Civis do Maranhão e da Paraíba, realizada nesta quinta-feira (22), resultou na morte de um suposto líder do alto escalão de uma organização criminosa especializada em assaltos a bancos e carros-fortes no Norte e Nordeste do Brasil. O homem era conhecido como “Seu Chico” ou “Nogueira”. O confronto ocorreu em Senador La Rocque, na Região Tocantina.
Segundo a polícia, o suspeito também estava envolvido em atividades como tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo, entre outros crimes. Ele era alvo de investigações da Policia Civil da Paraíba há meses e havia escapado de uma tentativa de captura anterior em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco.
Sexta-feira (23)
Foi preso, nessa sexta-feira (23), um homem, de 25 anos, identificado como Raimundo Revel Nogueira Nascimento, suspeito de ter assassinado a tia de sua própria companheira a tiros.
O crime foi praticado no dia 5 de julho deste ano, no bairro Vila Redenção II, em Imperatriz, na região tocantina, e teve como vítima Suany Cordeiro e Silva, de 38 anos.
Moradores do município de Buriticupu, no Maranhão, se surpreenderam com uma nuvem semelhante a um ‘paredão’ que surgiu na cidade nessa última semana.
Diversos vídeos foram gravados pela população do município, mostrando o fato incomum que estava acontecendo. As imagens rapidamente ganharam as redes sociais.
A polícia prendeu Wendel Silva Machado, suspeito de assassinar a própria mulher, a indígena Joanilde Rodrigues Paulino Guajajara, de 33 anos. A vítima foi assassinada a golpes de faca, na noite de quarta (21), na cidade de Amarante do Maranhão, interior do Estado.
Wendel Silva foi preso no povoado Piripiri, entre as cidades de Amarante e Grajaú. No momento da prisão, o suspeito reagiu a abordagem policial e acabou sendo baleado no calcanhar. Ele foi levado para um hospital, para tratar o ferimento e, em seguida, será levado para o Plantão Central em Imperatriz.
Sábado (24)
Um empresário foi preso suspeito de ser o mandante do assassinato de Framarion Gomes Almeida, em Barra do Corda. O crime foi praticado após a vítima manter um relacionamento amoroso com a ex-companheira do empresário, que não estava conformado com o término, segundo a Polícia Civil.
O homicídio foi registrado no último dia 14 de agosto. Com base nas investigações coordenadas pelo 2º Distrito Policial de Barra do Corda, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo efetuados por um homem na garupa de uma moto.
Saiba Mais
- Suspeito de feminicídio encontrado morto, ônibus tomba, e Medina surfa no Maranhão... veja o resumo da semana
- Acidente na br-135, maranhense encontrado morto em MG... Veja o resumo da semana
- Homem ejacula em vendedora, UFMA pede investigação criminal contra historiadora, Rayssa é tetra no STU... veja o resumo da semana
- Perseguição, sequestro, homicídios e perdas no humor maranhense e no jornalismo... veja o resumo da semana
- Cadeirada em debate, acidentes nas estradas e feminicídio... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.