(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE

Partido foi julgado em ação por fraude na cota de gênero e foi inocentado, mas, mesmo assim, está entrando com embargos e declaração para evitar que o processo vá para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ipolítica

TRE do MA, apesar do selo Diamante, tem ações protelatórias aceitas na Corte Eleitoral
TRE do MA, apesar do selo Diamante, tem ações protelatórias aceitas na Corte Eleitoral (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O processo de fraude em cota de gênero contra o PSC, cujo recurso já está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegou ao Ministério Público Eleitoral para a manifestação a respeito. Essa semana, o prazo para esse parecer terminar e logo deve chegar o prazo para as considerações finais para as partes. Logo, o julgamento não teve demorar a chegar. 

Diferente desta situação, é a do Podemos, que a ação por uso de candidatura laranja nas eleições de 2022 ainda está no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). E não é por falta de julgamento porque (mesmo muito demorado), já ocorreu e foi considerado que o partido não fraudou a cota de gênero.

Mas mesmo assim, o Podemos entrou com embargos de declaração. E não somente uma vez. Em uma clara ação protelatória, a legenda teve os primeiros embargos indeferidos e entrou com mais embargos. 

E pior, os embargos dos embargos nem na pauta da sessão de amanhã está prevista. O relator, juiz Tarcísio Araújo, conhecido já por segurar o máximo que pode algumas ações, não pediu pauta.

O certo seria pedir pauta e como é uma ação protelatória, fazer o que o desembargador Paulo Velten fez em relação ao PSC, que estava impetrando embargos e acabou sendo multado. 

Mas ao que tudo indica, Araújo não tem a mesma intenção do corregedor eleitoral. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.