Novo protocolo

Vereadores de São Luís começam a registrar presença em ponto eletrônico

Novo sistema começou a funcionar nesta segunda-feira e exige que os parlamentares registrem sua presença em todas as sessões plenárias.

Ipolítica

Atualizada em 09/12/2024 às 14h32

SÃO LUÍS - Em meio aos debates a respeito de maior transparência e frequência dos vereadores de São Luís, a Câmara Municipal instalou, nesta segunda-feira (9), um sistema de ponto eletrônico para registrar a presença dos parlamentares.

A medida foi adotada após ampla repercussão sobre a ausência de desconto nos salários dos parlamentares que não apresentam justificativas por ausências nas sessões plenárias.

O novo sistema exige que os parlamentares registrem sua presença em todas as sessões, permitindo maior controle sobre a frequência dos mesmos. Antes, o registro era feito manualmente, o que provoca críticas pela falta de rigor e transparência no acompanhamento da assiduidade.

O vereador Octávio Soeiro, que presidiu o início da sessão desta segunda, destacou a importância do ponto eletrônico. Segundo ele, essa medida vai garantir transparência e quórum suficiente.

“De forma oficial, estamos implementando aqui na Câmara de São Luís o ponto eletrônico, de fundamental importância para garantir acima de tudo, transparência e quórum suficiente necessário para as matérias de interesse da população”, disse.

Ponto eletrônico está instalado no Plenário da Câmara Municipal de São Luís
Ponto eletrônico está instalado no Plenário da Câmara Municipal de São Luís

Já para outros parlamentares, a preocupação é se quando houver a necessidade de sair mais cedo do plenário, haverá a obrigação de bater o ponto também.

Leia também: Orçamento de R$ 33 bilhões será votado pela Assembleia na quarta-feira

A novidade foi recebida com elogios dos cidadãos que estava na Câmara, que enxergam a medida como avanço na modernização.

Com o ponto eletrônico, as faltas injustificadas dos vereadores poderão ser descontadas dos salários, conforme prevê o regimento interno. A expectativa é de que a medida incentive maior comprometimento por parte dos parlamentares e resulte numa maior transparência às ações da Câmara.

A cobrança pela presença ganhou repercussão após os próprios vereadores cobrarem os descontos das faltas dos salários, regra que mesmo sendo prevista no Regimento Interno, não estava sendo cumprida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.