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COLUNA
Euges Lima
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM.
Euges Lima

O nascimento de Jesus

Quando, onde e como Jesus nasceu? Essas são três, entre outras, perguntas- chave que a historiografia especializada sobre o estudo do “Jesus histórico” (o Jesus da história) tem se debruçado ao longo do tempo.

Euges Lima

Quando, onde e como Jesus nasceu? Essas são três, entre outras, perguntas- chave que a historiografia especializada sobre o estudo do “Jesus histórico” (o Jesus da história) tem se debruçado ao longo do tempo. A Natividade parece ser a principio a história mais contada e mais conhecida da humanidade nos últimos mais de dois mil anos, todos os fiéis a sabem na ponta da língua. Ela é periodicamente (re)contada, ano após ano no Natal, seja nas Igrejas, no cinema, no teatro, na televisão, na arte ou na literatura. 

São três as versões sobre o nascimento de Jesus. A da tradição cristã e duas segundo os evangelhos. A primeira, que está no imaginário cristão e que foi construída pela tradição da Igreja Católica ao longo dos séculos, é a versão dos presépios, discorre sobre um casal, José, já idoso, ao lado de um burrico e Maria, que estava no último mês de gravidez, seguem para a cidade de Belém. Lá, eles não encontram mais hospedagem e Maria é obrigada a dar à luz ao seu filho num estábulo. O recém-nascido Jesus é colocado por sua genitora numa manjedoura, entre os animais. Pastores locais são avisados pelos anjos do nascimento do Salvador. Três reis magos vindos do Oriente, guiados por uma estrela, visitam o novo rei dos judeus.

A principal fonte sobre a vida de Jesus continua sendo os evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, o Novo Testamento, que foi escrito entre 40 a 100 anos após sua morte. Existem poucas referências sobre Jesus fora da Bíblia. Na historiografia do século I, podemos encontrar citações em Flávio Josefo - historiador judeu do primeiro século d. C. - no seu livro: “Antiguidades Judaicas”; em historiadores romanos, como Tácito, entre outros poucos, porém são muito superficiais, não obstante, comprovam a existência histórica de Jesus, tema já superado pela historiografia, no sentido de que se há algum consenso entre os pesquisadores é acerca da existência histórica de Jesus de Nazaré, pois além dessas fontes laicas, há achados arqueológicos sobre personagens contemporâneos, que fizeram parte dessa história e que são citados na Bíblia, a exemplo de Pôncio Pilatos, Herodes, Caifás etc...

Entre os quatros evangelistas, apenas dois, Mateus e Lucas, os Evangelhos da Infância, discorrem sobre o nascimento de Jesus. De acordo com Mateus, capitulo 2, 1-11: “ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se [...] E, congregados todos os principais sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles disseram: em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta [...] Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera [...] E, tendo eles ouvido o rei, partiram [...] E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Segundo o evangelho de Lucas, capítulo 2,1-7: Jesus nasceu “naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento [recenseamento] foi feito sendo Quirino governador da Síria [ o governo de Quirino na Síria e o de Herodes na Judeia, não foram contemporâneos, ocorreram em épocas diferentes, Lucas se equivoca na contextualização histórica]. E todos iam alistar-se cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi). A fim de alistar-se com sua mulher Maria, desposada por ele, a qual estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.’’

Os pesquisadores do Jesus histórico perceberam que os livros do Novo Testamento, quando analisados e comparados horizontalmente, passagens, que tratam dos mesmos temas, como é o caso acima, do nascimento de Jesus, abordadas por Mateus e Lucas, embora haja pontos em comum, várias contradições emergem, além de incongruências com fontes históricas da antiguidade fora da Bíblia. Por exemplo: Mateus, fala em magos (astrólogos) – a tradição católica diz reis magos -, já Lucas, cita pastores - a tradição juntou os dois, magos e pastores na narrativa da Natividade.

Mateus fala que Jesus nasceu numa casa, já Lucas, sugere que Jesus nasceu num abrigo improvisado, o que se deduziu que poderia ser num estábulo. E Maria o “envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura [...]”. Mais uma vez a tradição católica conciliou as duas narrativas, incluíram mais alguns elementos... Vacas... Burricos... Reis Magos, Pastores e criou a imagem do presépio que está no imaginário cristão. Segundo Lucas, não havia mais espaço na estalagem ou hospedaria (dependendo da tradução). Hospedaria seria um hotel como se entende hoje ou um quarto de hospede? No sentido dos evangelhos, provavelmente seria um quarto para hospedes, em casa de parentes e/ou conhecidos. 

Por fim, responderemos as duas questões iniciais do texto que faltam. Quando e onde, Jesus nasceu? Na verdade, o 25 de dezembro é uma data simbólica que coincidia com festas pagãs bastante conhecidas e praticadas na antiguidade, onde era celebrado o “Sol Invicto’’ e que ocorriam no período do solstício de inverno. Essa data, o 25 de dezembro, foi apropriada e cristianizada pela Igreja no século IV como referência para celebrar o nascimento de Cristo, pois não sabemos o dia exato do seu nascimento. Já sobre o ano de nascimento de Jesus, os historiadores, já conseguem uma estimativa melhor, entre os anos 4 a 6 a. C., pois há um atraso no nosso calendário ocidental de 4 a 6 anos, pois Herodes, o Grande, segundo fontes históricas, teria falecido no ano 4 a. C., portanto, o nascimento de Jesus é contemporâneo aos últimos anos de Herodes. Jesus nasceu antes de Cristo, por assim dizer, se levarmos em consideração o calendário gregoriano atual, que contem erros cronológicos.

Os dois evangelistas que tratam do nascimento de Jesus, Mateus e Lucas, embora divergindo em vários aspectos em suas narrativas sobre a Natividade, são convergentes quanto ao local do nascimento, ambos dizem que o menino Jesus nasceu em Belém, na Judéia. Porém, segundo os estudiosos do Novo Testamento, tudo indica que Jesus nasceu mesmo foi em Nazaré na Galileia (Jesus de Nazaré...o Galileu...), onde residiam e nasceram seus pais, Maria e José. Este é um dos consensos entre os historiadores do chamado Jesus histórico. A narrativa do nascimento em Belém foi mais um esforço literário dos evangelistas para criar uma coerência entre o Novo Testamento e o Antigo Testamento, cuja, as profecias, previam o nascimento do Messias na cidade do Rei Davi, Belém. Daí o malabarismo narrativo de Lucas que para justificar a viagem de Maria grávida de nove meses, com José, da cidade de Nazaré para Belém, cita certo censo demográfico que não há registro histórico sobre ele - muito provavelmente nunca existiu - supostamente decretado pelo Imperador Romano, Augusto, que obrigava as pessoas a se deslocarem às cidades de origem dos seus antepassados para se registrarem. Ou seja, tudo para “dar sentido às profecias do Velho Testamento e das tradições judaicas.” 

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