
As variáveis que poderão determinar as disputas eleitorais em 2026 no MA
Posição do presidente Lula e possibilidades de mudanças no governo do estado em abril do ano que vem devem ser determinantes para grupo governista.
SÃO LUÍS - Na semana passada, dois fatos chamaram atenção e que muito dizem sobre as disputas eleitorais de 2026. A primeira foi uma reunião do ministro André Fufuca (PP) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a outra, uma fala (também em uma reunião) do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Com Lula, Fufuca estava na última quinta-feira, 10, para uma pauta do ministério. Mas como político quando se encontra tem sempre a pauta política, o ministro tratou sobre a sua vontade de disputar o Senado pelo grupo de apoio do presidente no Maranhão.
Fontes ouvidas pela coluna disseram que André Fufuca ouviu de Lula que ele não vai interferir nas candidaturas a senador no Estado. “O grupo se resolve”, teria dito o presidente.
O ministro também ouviu do petista que, apesar de não se meter em projeto político de seus ministros, ele espera que seus ministro não devam insistir em uma candidatura caso essa possa prejudicar o grupo político em qualquer que for o estado.
Assim, fica claro que Fufuca tem que manter o que vem fazendo que é viabilizar sua candidatura ao Senado com apoio de prefeitos já que tem o aval do presidente para buscar isso.
Pior para Weverton Rocha, senador do PDT que vai concorrer a reeleição. O pedetista tem dito que é o candidato de Lula, que disse a Fufuca que não vai interferir.
Enquanto o jogo para senador na base do presidente no Maranhão vem complicando, no PSD parece ser clara as situações para uma candidatura do prefeito Eduardo Braide para o governo do estado.
Em reunião, Kassab disse que o projeto Braide governador somente vai avançar se o "candidato do ministro" não assumir a cadeira de governador. Claro que o presidente do PSD se refere ao vice-governador Felipe Camarão (PT) e o ministro Flávio Dino.
Se Felipe concorrer ao governo, Gilberto Kassab disse que seguirá "o que o ministro determinar".
A fala do presidente do PSD combina com posição que vem sendo falada pelo “grupinho insatisfeito” que já cogita (ou cogitou) um chapa com Braide e Camarão.
O fato é que as possibilidades ainda são inúmeras e os cenários estão sendo projetados. Pelo visto, a união pode vir em 2026 de fato não “por amor, mas por conveniência” do grupo governista.
De fora?
Em todo esse debate sobre a chapa de senador, ao que parece, somente a senadora Eliziane Gama (PSD) não tem o nome citado.
No grupo governista, se fala da candidatura de Carlos Brandão, de Weverton Rocha e de André Fufuca. Até o nome de Pedro Lucas Fernandes (União) já chegou ser citado.
A senadora, que já disse que concorrerá a reeleição, não anda em sintonia com o Palácio dos Leões para compor a futura chapa.
Enquanto isso…
Já o senador Weverton Rocha já se movimenta em busca de um diálogo com o Palácio dos Leões.
Ele concorreu contra Carlos Brandão em 2022 e, agora, quer uma aproximação até mesmo porque o PT (neste momento) compõe bloco com o PDT no Senado e o esperado é que os partidos se mantenham unidos também para as eleições do próximo ano.
Para fazer o dever de casa, então, Rocha tem participado sem problemas das agendas do governo.
Saiba Mais
- Será retomado julgamento de Adin da Assembleia e clima fica tenso
- Se tornando ministro, Pedro Lucas fortalece base de Brandão
- Com definição do STF, Câmara de São Luís vai adiar eleição de mesa diretora
- Há um ano parada no STF, Adin do TCE está com ministro Nunes Marques
- Procuradoria eleitoral dá parecer pela condenação do Podemos por fraude em cota de gênero
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.