(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Parecer sobre caso Weba deve ser apresentado esta semana

Corregedor Glauberth Cutrim já tem defesa de Hemetério e trabalha com entregar parecer ainda esta semana para a presidência da Assembleia Legislativa.

Ipolítica

Hemetério Weba apresentou sua defesa na semana passada após não ser encontrado para ser notificado pessoalmente
Hemetério Weba apresentou sua defesa na semana passada após não ser encontrado para ser notificado pessoalmente (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Deve ser findado essa semana o processo sobre a vacância na Assembleia Legislativa relacionado ao deputado Hemetério Weba (PP). Ele apresentou sua defesa na última quinta-feira, 29, e a corregedoria da Casa está fazendo um relatório a respeito para encaminhar para a presidente da Aseembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Hemetério Weba teve seus direitos políticos cassados pela Justiça após 18 anos de um processo do Ministério Público relacionado à época de que ele foi prefeito de Nova Olinda.

O parecer do corregedor do caso, deputado Glauberth Cutrim (PDT), ainda está sendo produzido. Havia a expectativa de que na terça-feira, 3, esse documento já estivesse na presidência da Assembleia Legislativa para que fosse convocada a reunião com os nove membros da mesa diretora da Casa.

À coluna, no entanto, o corregedor disse que a defesa apresentada por Hemetério Weba é grande e que a análise está sendo feita com toda atenção. Mas que essa semana, o parecer deve ser concluído para ser encaminhada para a presidente Iracema Vale.

De posse do parecer, Vale pode marcar a reunião dos membros da mesa diretora que irá analisar os fatos e decidir se vai considerar a vaga para ser preenchida na Assembleia Legislativa. 

Ao que tudo indica, o parecer vai ser para considerar a vacância da cadeira de Weba. Assim, a deputada Helena Duailibe (PP) vai apresentar sua certidão para mostrar que está apta para ocupar a vaga.

Inicialmente, a base governista até tentou encontrar argumentos jurídicos para manter Hemetério na Assembleia. A assessoria jurídica da Casa chegou a se debruçar com o argumento da defesa de Weba de que ele teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral em 2022 o que o deixar apto a se manter no mantado.

No entanto, não conseguiram encontrar os argumentos necessários e os deputados aliados do Palácio dos Leões disseram não querer o desgaste com a situação. Além disso, há a pressão de parlamentares como Fabiana Vilar (PL), adversária de Hemetério Weba, para tirar o deputado da Casa.

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.