(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

André Fufuca vai entregar o cargo de ministro de Esporte

Deputado do PP vai obedecer determinação do partido para que todos os filiados da legenda, que tenham cargo no governo Lula, desembarque da gestão petista.

Ipolítica

Atualizada em 29/09/2025 às 11h08
André Fufuca não pode mais ficar como ministro de Lula e vai entregar o cargo ao presidente
André Fufuca não pode mais ficar como ministro de Lula e vai entregar o cargo ao presidente (Redes Sociais)

SÃO LUÍS - O ministro de Esporte, André Fufuca (PP), vai entregar o cargo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esta semana conforme determinou resolução da federação União Progressista. A aliados, o ministro tem dito que não pode ir de encontro com a direção nacional de seu partido e, por isso, vai desembarcar da gestão petista.

O anúncio da Federação União Progressista aconteceu no início deste mÊs de setembro. Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, determinaram aos filiados que até o fim deste mês, deveria entregar os cargos.

Fufuca foi escolhido ministro de Esporte após negociação do PP com o governo Lula, logo no início da gestão. O maranhense, por sinal, foi um dos responsáveis pela composição do partido com o Palácio do Planalto. André Fufuca sempre foi muito próximo do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e recebeu o aval para compor o governo.

E é por conta de Nogueira que Fufuca vai deixar o governo Lula. Em conversa com aliados, o ministro disse que apesar de não concordar com o desembarque do PP e do União Brasil da base do governo, ele não irá ficar contra Ciro Nogueira.

Ainda esta semana, Fufuca deverá conversar com o presidente Lula e entregar o cargo. Mas o faz com a certeza de que poderá ter prejuízos eleitorais no Maranhão. E, talvez, ter seu objetivo de disputar o Senado prejudicado.

E, claro, bem contrariado porque há membros da Federação União Progressista que irão manter indicados em cargos federais com a alegação de que não são filiados a nenhum dos partidos.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.