Expo Indústria

Governo do Estado apresenta ações e programas na sexta edição da Expo Indústria Maranhão

Correalizador do evento, o Governo participa com estandes de diversos órgãos e suas políticas públicas de desenvolvimento econômico.

Publipost / Fiema

Atualizada em 05/10/2025 às 20h04
Com mais de 50 empreendedores, no Armazém o público conhece empresas maranhenses dos setores de bebidas, alimentação, vestuário, beleza, serviços e muito mais. (Foto: Divulgação)
Com mais de 50 empreendedores, no Armazém o público conhece empresas maranhenses dos setores de bebidas, alimentação, vestuário, beleza, serviços e muito mais. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado é um dos correalizadores da sexta edição da Expo Indústria Maranhão, uma das maiores feiras multissetoriais da indústria do Norte e Nordeste. Ao longo dos 4 dias de feira, o público que visitar os pavilhões do Multicenter Sebrae terá a oportunidade de conhecer mais sobre as políticas públicas de desenvolvimento do estado, promovidas pelas Secretarias de Indústria e Comércio, Turismo, Meio Ambiente e Juventude, pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão – Inmeq e pela Agência de Defesa Agropecuária – Aged.

“A Expo Indústria é uma oportunidade estratégica para o Maranhão mostrar sua força produtiva e a diversidade do nosso empreendedorismo. O nosso intuito, além de aprender sobre o universo das IA’s, é abrir portas, atrair parcerias e valorizar o talento do nosso povo, que é o grande protagonista do desenvolvimento do estado”, comentou o secretário da Seinc, Júnior Marreca.

Entre outras ações, a Seinc leva ao público atendimento sobre o programa Juro Zero, iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores formais ou informais, onde é possível solicitar créditos de até R$ 22 mil e ter os juros das parcelas abatidos pelo governo estadual; e o Armazém do Empreendedor, espaço voltado para valorizar as cadeias produtivas do nosso estado. Com mais de 50 empreendedores, no Armazém o público conhece empresas maranhenses dos setores de bebidas, alimentação, vestuário, beleza, serviços e muito mais.

O espaço ainda reúne artesãos que valorizam o saber-fazer maranhense, mostrando como artesanato dá visibilidade ao nosso estado e proporciona novos mercados aos artesãos. (Foto: Divulgação)
O espaço ainda reúne artesãos que valorizam o saber-fazer maranhense, mostrando como artesanato dá visibilidade ao nosso estado e proporciona novos mercados aos artesãos. (Foto: Divulgação)

Outro forte motor para o desenvolvimento do estado é o turismo. Com a rede hoteleira próxima da capacidade máxima em polos estratégicos e investimentos em infraestrutura e promoção, o Maranhão vive um momento de destaque entre os destinos nacionais e internacionais. No estande da Setur é possível explorar a conexão entre turismo, cultura e economia criativa. O espaço ainda reúne artesãos que valorizam o saber-fazer maranhense, mostrando como artesanato dá visibilidade ao nosso estado e proporciona novos mercados aos artesãos.

Outra secretaria presente na feira é a Sema, que apresenta o Simplifica Maranhão, programa que incentiva a regularização ambiental e garante segurança jurídica e eficiência administrativa aos processos ambientais, aliando preservação e desenvolvimento socioeconômico. No stand, os visitantes podem tirar dúvidas sobre cadastro ambiental rural, licenciamento agrossilvipastoril (Portaria nº 380/2023), legislação aplicada ao licenciamento ambiental (industrial) e outorgas para uso da água e recursos florestais.

Essas e outras ações do Governo do Maranhão poderão ser visitadas pelo público até 05 de dezembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Calhau, de 17h às 22h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.