SÃO LUÍS - Para as futuras mamães que pretendem curtir o Carnaval na ilha, é preciso está atento com alguns cuidados para aproveitar a folia com segurança e garantir a saúde do bebê. A especialista Dra. Lilian de Paiva Rodrigues, presidente da Comissão Nacional Especializada de Assistência Pré-natal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), reforça a importância de algumas orientações essenciais para as gestantes aproveitarem a festa. Veja a lista abaixo:
1. Hidratação
A Dra. Lilian reforça a importância da hidratação durante a festa. Segundo ela, é preciso ingerir bastante água, afim de evitar a desidratação, e sugere o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia. “É preciso beber bastante água, especialmente em dias quentes, para evitar a desidratação. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia”. Ela também destaca a necessidade de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que podem afetar a saúde da gestante e do bebê.
2. Cuidados com a alimentação
De acordo com a Dra. Lilian, o cuidado com a alimentação é indispensável. Ela indica que as gestantes consumam refeições leves e saudáveis, como frutas, saladas e proteínas magras, antes e após a folia. Além disso, ela alerta para o consumo de alimentos de origem duvidosa, como as comidas de ruas, que podem causar intoxicação alimentar.
3. Roupas e calçados
A especialista alerta também sobre as roupas e calçados. Ela recomenda que as gestantes dê preferências a roupas leves e confortáveis, que permitam que o calor do corpo seja dissipado. “Prefira tecidos de algodão ou outros que ajudem a regular a temperatura corporal”. Quanto aos calçados, ela sugere: “Sapatos confortáveis e adequados para longos períodos de pé, como tênis, sandálias ou sapatos baixos, são ideais”.
4. Ambientes abertos
Por fim, ela indica que as gestantes privilegiem ambientes abertos, afim de obter conforto e mais segurança. A especialista ainda alerta sobre a exposição direta ao sol e sugere locais arejados, com sombra e ventilação adequada. "Evite a exposição direta ao sol por longos períodos, algo que pode ser comum durante o Carnaval. Procure ambientes arejados, com sombra e ventilação adequada, especialmente se optar por eventos ao ar livre", alerta. Ela também enfatiza a importância de usar chapéus, óculos de sol e protetor solar para proteger a pele.
Para eventos em ambientes fechados, como salões de festas ou estabelecimentos climatizados, a Dra. Lilian destaca que é necessário ter cuidado com as aglomerações e garantir que a circulação de ar seja boa, principalmente em dias muito quentes.
“É sempre bom que a gestante respeite os limites do próprio corpo e, se houver dúvidas ou preocupações, consulte seu médico". Seguindo essas orientações, as gestantes podem curtir o Carnaval com mais segurança e tranquilidade”, finaliza.
Saiba Mais
- Desfile das Campeãs do carnaval carioca tem ação contra feminicídio
- Saiba como foi a primeira noite dos desfiles das escolas de samba
- Blocos tradicionais agitam passarela na primeira noite de desfiles
- Aplicativo Celular Seguro tem 2,5 mil alertas de bloqueio no carnaval
- Milton Nascimento é homenageado pela Portela
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.