CARNAVAL 2026

Flor do Samba anuncia enredo para o Carnaval 2026 com homenagem ao sagrado feminino

Com o tema “Entre o Ventre e a Flor — Mulheres, Mitos e Deusas”, a Flor do Samba celebra a força criadora das mulheres e transforma a avenida em palco de resistência.

Na Mira, com informações de assessoria

Atualizada em 25/08/2025 às 17h19
Flor do Samba anuncia enredo para o Carnaval 2026 com homenagem ao sagrado feminino.
Flor do Samba anuncia enredo para o Carnaval 2026 com homenagem ao sagrado feminino. (Divulgação/Flor do Samba)

SÃO LUÍS - A Flor do Samba revelou, oficialmente, o enredo que levará para a avenida no Carnaval 2026: “Entre o Ventre e a Flor — Mulheres, Mitos e Deusas”. A proposta mergulha no sagrado feminino para contar uma história que atravessa tempos, culturas e territórios, exaltando a mulher como força criadora, guerreira e protagonista da humanidade.

O desfile promete um espetáculo grandioso, onde mitos e realidades se encontram. Ícones como Ísis, Iemanjá, Durga e a Rainha de Sabá estarão lado a lado com Dandara dos Palmares, Joana d’Arc, Nefertiti e tantas outras, inclusive as anônimas que sustentaram o mundo com braços, rezas e coragem. Cada uma delas ressurgirá na avenida não como figura distante, mas como presença viva e coroada.

Mais que uma narrativa, o enredo é, de acordo com a Escola, uma declaração política. Denuncia o apagamento histórico e celebra a diversidade da experiência feminina: mulheres cis, trans, travestis, bruxas, rainhas, trabalhadoras, mães e filhas. Cada ala será um rito, cada fantasia um manifesto, cada batida de tambor um chamado. 

“O medo sempre foi delas. Agora, a avenida também será”, anunciam os carnavalescos Marcos Paulo Teixeira e Ítalo Fonseca, responsáveis pela pesquisa, texto e concepção do enredo. A promessa é transformar o Carnaval em um tribunal simbólico, onde o feminino dita a lei.

Sobre a Flor do Samba

Fundada em 11 de novembro de 1939 por um grupo de pescadores, a Flor do Samba é a segunda escola de samba mais antiga de São Luís. A agremiação se destacou ao modernizar os desfiles maranhenses, introduzindo alegorias e materiais especiais que antes só eram vistos no Carnaval carioca. Essa ousadia fez da Flor do Samba sinônimo de luxo e beleza na avenida e em 2026 promete manter a tradição com um desfile arrebatador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.