Copa 2014

Fifa suspende Federação da Nigéria após interferência do governo

Nenhum membro da Federação poderá participar de congressos ou cursos da Fifa.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(AFP)

SÃO PAULO - A Fifa suspendeu nesta quarta-feira a Federação Nigeriana de Futebol de todas as atividades realizadas pela entidade que comanda o futebol.

A decisão acontece após a Fifa entender que o governo nigeriano interferiu no funcionamento da federação, algo proibido pelos artigos 13 e 17 dos Estatutos da federação internacional, que explica que as associações-membro precisam gerir seus negócios de forma independente e sem influência de terceiros.

A suspensão vale para dirigentes, funcionários, seleções profissionais ou de base, masculina ou feminina e até clubes nigerianos em competições oficiais internacionais, assim como amistosos. Nenhum membro da Federação poderá participar de congressos ou cursos da Fifa.

Com a regulamentação, a Nigéria não poderá participar da Copa do Mundo Feminina Sub-20, que será realizada entre 5 e 24 de agosto. A equipe só participará da competição caso a suspensão seja revogada até 15 de julho.

De acordo com o comunicado da Fifa, a uma ordem judicial impediu o presidente da federação nigeriana, além dos membros do comitê executivo a tomar decisões acerca do futebol local. A Fifa entendeu a decisão judicial como interferência e notificou a Federação em 4 de julho. Como a situação não foi contornada, a federação acabou suspensa.

Durante a Copa do Mundo, os nigerianos ficaram sem treinar até que o pagamento da premiação fosse feito pela federação. Os jogadores ameaçaram desistir do Mundial e chegaram a ficar um dia sem treinar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.