COTTBUS - Diego Hypolito saltou para mais uma medalha na etapa de abertura da Copa do Mundo. Depois de ser o segundo melhor no solo, o ginasta brasileiro conquistou, neste domingo, a prata no salto sobre o cavalo em Cottbus, na Alemanha. Um resultado especial: desde 2004 ele não subia a um pódio no aparelho. A nota 16.062 só não foi maior do que a do holandês Jeffrey Wammes (16.100), que tinha liderado as eliminatórias. O bronze ficou com o francês Benoit Caranobe (15.937).
A última vez que Diego tinha conquistado uma medalha no salto em Copas do Mundo fora em 2004, no Rio de Janeiro. No ano passado, ele priorizou o solo e, mesmo classificado, desistiu de disputar a prova de salto nas Olimpíadas de Pequim. Chegou a dar o primeiro salto, mas desistiu do segundo para se poupar para o solo, onde era o grande favorito, mas acabou caindo na final e terminou em sexto.
- Essa prata tem um valor especial para mim. Desde 2004 eu não sabia o que era comemorar uma medalha neste aparelho. Estou muito feliz com meu desempenho, acho que posso aperfeiçoar alguns detalhes nos treinamentos, e lutar para ficar entre os melhores do ranking mundial este ano - afirmou Diego.
Nas eliminatórias em Cottbus, Diego tinha se classificado em quarto no salto. Jeffrey foi o melhor, seguido pelo finlandês Tomi Tuuha e pelo alemão Matthias Fahrig.
Bronze nas paralelas, Ethiene Franco, que disputa uma etapa da Copa do Mundo pela primeira vez, competiu na trave e no solo. Na primeira, teve dificuldades, sofreu uma queda e terminou em sétimo (12.325). A vencedora foi a polonesa Pihan-Kulesza Marta (14.075), seguida pela chinesa Yuhong Hu (13.825) e pela holandesa Masela Wyomi (13.300).
A brasileira voltou para o solo, junto com a também estreante Bruna Leal. Ao som de frevo, Ethiene fez uma boa série, mas cometeu falhas na primeira e na última passadas. Ganhou 13.575 e ficou em quarto, quatro posições à frente de Bruna (13.300). O ouro foi para a chinesa Sui Lu, com 14.200 pontos. A prata ficou com a alemã Bui Kim (14.075) - que na véspera caíra das barras paralelas - e o bronze com a eslovena Sain Adela (13.675).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.