Muito tem se falado recentemente sobre Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, conhecido popularmente como o “serial killer do DF”. Ele é o principal suspeito de assassinar uma família inteira no Distrito Federal.
Desde então, 300 policiais, cães farejadores e até helicópteros tentam localizar Lázaro. Entretanto, ainda não há indícios suficientes que possam classificá-lo como ‘serial killer’.
De acordo com Denise Morelli, psicóloga e perita em Psicologia Forense, o ‘serial killer’, do inglês assassino em série, tem um perfil muito singular.
“O Serial killer é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com determinada frequência, geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura", como por exemplo coleta da pele das vítimas — no caso de Ed Gein.” Afirmou a psicóloga.
Mas como se classificaria o perfil criminoso de Lázaro Sousa? Denise Morelli respondeu algumas das principais dúvidas em relação ao assunto. Confira:
Há elementos suficientes para denominar Lázaro Barbosa de Sousa como serial killer?
"A resposta é não. Ele ainda não foi avaliado no sentido de manter intervalos, períodos característicos de serial killer. O período de latência, período de caça, a gente ainda não tem esses dados para enquadrá-lo".
Roubos seguidos de mortes e estupros em série são ações capazes de tipificar Lázaro Sousa como serial killer?
"A resposta novamente é não. Ele cometeu múltiplos homicídios. Precisa ainda conferir esse tipo de morte. A crueldade, a perversão que estão presentes na psicopatia e na consideração de um serial killer, que represa a energia e comete o crime. Ele tem que sentir prazer com relação a isso. A gente ainda não tem elementos para caracterizá-lo como serial killer".
Lázaro Sousa seria mais identificado como spree killer ou como um Mass murder?
"Ele também não é um mass murder por que ele não cometeu homicídio em massa. Apesar dele ter matado as quatro pessoas da mesma família, não há características de homicídio em massa. O mass murder mata indiscriminadamente, entra em uma escola e atira, em um cinema e atira, dá veneno a todo mundo. Ele ainda não se classifica como assassino em massa. A classificação de spree killer é a mais adequada até o momento. De qualquer forma não temos uma fonte oficial ainda. Seria a classificação mais próxima de explicar o que ele é."
Analisando o comportamento dele, é possível identificar sinais de psicose?
"A psicose é uma doença mental que provoca uma alteração na noção da realidade, onde um mundo próprio se forma na mente do psicótico, ou seja, ele vive num delírio e sofre alucinações, ouvindo vozes e tendo visões bizarras. A psicose é uma exceção, a gente não encontra muitos. Em geral a psicopatia, que é um transtorno de personalidade, não uma doença mental, é que está por trás de homicídios assim como os que ele tem cometido. A gente não tem elementos para dizer que ele sofre de psicose, somente submetendo ele a testagem psicológica é que poderemos ter essa resposta".
Com as informações que temos, podemos denominar ele de qual forma?
"De facínora, não de louco. É uma pessoa cruel que parece ter uma capacidade de subsistência bastante desenvolvida, já entrou e saiu do sistema carcerário diversas vezes e é uma pessoa que com certeza a história de vida dele provocou, junto com as característica de personalidade, esse tipo de pessoa que resolve a sua vida matando as outras, que obtêm prazer em matar, agredir, violar. Ainda não temos elementos para dizer que ele é um doente mental, mas as características que a gente observa, o histórico de vida dele, tendem muito mais a ele ter um transtorno de personalidade e ser um psicopata".
Entenda os termos
Facínora: indivíduo que executa um crime com crueldade ou perversidade acentuada.
Mass murder: Pessoa que comete quatro ou mais homicídios em um só local, sem espaços de tempo.
Spree killer: Pessoa que comete dois ou mais homicídios em lugares diferentes, mas com intervalo de tempo entre eles, ou seja, sem períodos de “resfriamento” emocional.
Saiba Mais
- Ex-mulher de Lázaro Barbosa é levada para delegacia em Goiás
- Polícia Civil confirma morte de Lázaro Barbosa nesta segunda-feira
- Lázaro Barbosa é preso e baleado em Goiás nesta segunda-feira
- Polícia prende duas pessoas por ajudarem na fuga de Lázaro Barbosa
- Notícias falsas prejudicam buscas por Lázaro Barbosa, diz secretário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.