Reunião ministerial

Lula reúne ministros nesta segunda-feira após crise do Pix

Presidente Lula quer tratar da reforma ministerial e apresentar balanço de governo; desgaste por causa de ação do Pix será debatido.

Ipolítica, com informações da Folha de S. Paulo

Lula reúne ministros nesta segunda-feira em Brasília
Lula reúne ministros nesta segunda-feira em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert)

BRASÍLIA - O presidente Lula (PT) reunirá a sua equipe de primeiro escalão nesta segunda-feira (20) para reforçar a cobrança por entregas dos ministérios nesta segunda metade do governo. Trata-se de um passo importante para a reforma ministerial planejada. Alguns partidos devem ser contemplados com novos espaços.

O encontro com os ministros ocorrerá Granja do Torto. Líderes do governo no Congresso Nacional também foram convidados.

Lula deve fazer um breve balanço de governo em relação aos números alcançados em 2024, e diante da forte pressão e desgaste acumulados, vai cobrar melhor desempenho de seus auxiliares. 

Leia também: Donald Trump tomará posse na presidência dos EUA nesta segunda-feira

Crise do Pix

A recente crise relacionada às medidas de fiscalização do Pix, e que precisaram ser revogadas após atuação articulada pela oposição, desgastou ainda mais o governo. Aliados cobram de Lula uma espécie de blindagem ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Lula deve evitar voltar a debater o tema do Pix, mas abordará como o desajuste de sua equipe de governo acumulou derrota no cenário.

O governo recuou da norma da Receita Federal que ampliaria a fiscalização sobre transações de pessoas físicas por meio desse tipo de transferência que somassem ao menos R$ 5.000 por mês, após questionamentos da oposição.

Está prevista entre as falas de abertura do encontro a do novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, primeira vez para todo o primeiro escalão do governo. Ele tomou posse na terça-feira passada e já enfrentou a crise do Pix.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.