SÃO LUÍS - Depois de seis conferências preparatórias pelos Territórios de Identidade do Estado, é chegado o momento da Conferência Estadual de Economia Solidária que ocorre, nesta sexta-feira (30) e no sábado (1º), no Auditório Edílson Baldez, do Hotel Abbeville em São Luís. A conferência foi convocada oficialmente pela governadora Roseana Sarney, após convocatória da Conferência Nacional do tema feita pelo governo federal. O Fórum Estadual de Economia Solidária, que reúne empreendimentos solidários e entidades de apoio e desenvolvimento da atividade, também está à frente da organização do encontro.
O evento reunirá 300 delegados, eleitos nas conferências territoriais, que foram realizadas durante os meses de março e abril deste ano. Todos os doze territórios maranhenses estarão representados na Conferência Estadual, que deverá eleger 52 delegados que representarão o Maranhão durante a Conferência Nacional, marcada para o mês de junho, em Brasília.
A Conferência Estadual traz ao Maranhão o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes-MTE), Fábio Sanches, que apresenta palestra sobre a implantação do Sistema Nacional de Economia Solidária em todo o país, um conjunto de ações, informações e dados sobre a atividade no Brasil. A “Economia solidária como instrumento de transformação social também é tema de um painel, apresentado por Rogenir Almeida, da Cáritas Internacional no Brasil.
Os territórios reunidos nas conferências territoriais foram: Baixo Parnaíba, Lençóis/Munim, Vale do Itapecuru, Cocais, Médio Mearim, Cerrado Sul, Cerrado Amazônico Maranhense, Alto Turi, Gurupi, Campos/Lagos, Baixada Maranhense e Território Metropolitano.
Programação:
Dia 30 de Abril – sexta-feira
7h30 às 11h - Credenciamento
9h - Abertura Oficial / Composição da Mesa:
9h40 - Mística
10h - Leitura do Regimento Interno
10h30 - Painel I: Economia Solidária e transformação social. Palestrante: Rogenir Almeida - Cáritas Internacional no Brasil.
11h30 - Debate:
12h - Almoço
14h - Painel II: Ações concretas do Campo da Economia Solidária em convergências com outros movimentos:
15h30 - Debate:
16h - Palestra: Sistema Nacional de Economia Solidária.
Palestrante: Fábio Sanches- Senaes
17h - Debate
17h30 - Plenária do FEESMA
19h30 - Jantar
20h - Momento cultural e exposição de produtos
Dia 1º de Maio
8h - Mística
8h20 - Apresentação da metodologia dos Trabalhos de grupo
Divisão de Grupos por Eixo Temático
8h40 - Trabalho de Grupo
12h - Almoço
14h - Apresentação e consolidação dos trabalhos de grupo.
15h30 - Debate
16h30 - Eleição dos Delegados. Coordenação: Tijupá
17h30 - Encerramento: Setres e FEESMA
Saiba Mais
- "Feira de Natal da Economia Solidária" vende mais de R$ 60 mil em produtos
- Feira de Economia Solidária arrecadou R$ 35 mil no São João
- Grupos de Economia Solidária vendem artesanato no Arraial da Lagoa
- Imperatriz sedia Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar
- Feira reúne produtores a partir de amanhã
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.