Economia Solidária

Grupos de Economia Solidária vendem artesanato no Arraial da Lagoa

Divulgação/Setres

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - Vinte grupos de Economia Solidária atendidos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) participam da Feira de Artesanato, promovida pelo Arraial da Lagoa da Jansen. O espaço fica aberto até o domingo (30), último dia de festança no espaço.

São grupos e associações de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa que tiveram acesso a este amplo espaço de comercialização de produtos através de articulação entre o Fórum Estadual de Economia Solidária e o Governo do Estado, por intermédio da Setres.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, frisou que um dos focos dessa iniciativa é a preservação do meio ambiente. “Este trabalho, que ajuda a preservar o meio ambiente, é desenvolvido a partir do fortalecimento dos grupos produtivos e com ele descobrimos diversos talentos e muitas curiosidades”, destacou.

A coordenadora do Departamento de Economia Solidária da Setres, Mariana Nascimento, destaca que a produção é realizada através de rígidos princípios que incluem o respeito à natureza e às tradições das comunidades envolvidas na produção.

“A Economia Solidária produz peças únicas porque os grupos dão a devida importância à história do produto, como ele foi feito e o impacto que causou à natureza durante sua produção. Além de termos peças belíssimas e com a cara da cultura maranhense”, avaliou Mariana Nascimento.

É o caso da Associação Unidos pela Fibra, da área Itaqui-Bacanga, que produz peças a partir da fibra do buriti. “Com a fibra fazemos bolsas, sandálias e outros tipos de produtos”, contou Sheila Maria Silva Ferreira.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.