SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), sancionou a Lei nº 6.920/21, que incluiu no calendário oficial de eventos do município a Semana do Lixo Zero. O objetivo é tratar o tema como política pública socioambiental e de educação ambiental para a redução de resíduos sólidos.
A lei que instituiu a Semana do Lixo Zero teve origem no Projeto de Lei 172/21, de autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos). A lei prevê que as comemorações devem ocorrer anualmente, na última semana do mês de outubro, e deve contar com a realização de palestras, seminários e demais atividades que abordem o consumo
consciente e a redução do lixo.
Octávio Soeiro informou que a redução na produção de lixo deve ser debatida com mais frequência, já que é algo que impacta diretamente o meio ambiente e a vida das pessoas.
“O município de São Luís carece de novas e incisivas iniciativas e abordagens com seus resíduos, visto o aumento da população, do consumo e a dificuldade ainda de se coletivizar aparelhos voltados para essa temática. Esse assunto precisa de novas perspectivas e a comunicação com a população em relação a esse tema precisa melhorar”, sustentou o vereador.
Saiba Mais
- Saneamento básico: um em cada três municípios brasileiros ainda usa lixões
- STF autoriza funcionamento de lixões até fim do prazo de licenciamento
- Nove lixões foram desativados nos últimos cinco anos na Região Metropolitana da Grande São Luís
- Lixão a céu aberto atrai ratos e insetos no Alto Parque Timbira
- Atividades de vistoria em lixões são intensificadas no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.