Nota 5

Curso de Medicina do Ceuma Imperatriz recebe nota máxima do Ministério da Educação

O curso recebeu a nota máxima 5, em avaliação de reconhecimento institucional, sendo a única instituição particular da região a alcançar essa nota no curso de Medicina.

Publipost/Ceuma

O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas. / Foto: Divulgação.
O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas. / Foto: Divulgação.

O Ministério da Educação (MEC) deu o conceito máximo para o curso de Medicina da Universidade Ceuma Campus Imperatriz, na região tocantina do Maranhão, que recebeu a nota máxima 5, em avaliação de reconhecimento institucional, sendo a única instituição particular da região a alcançar essa nota no curso de Medicina.

O MEC avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Para avaliar o reconhecimento institucional, o Ministério da educação reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. Por meio dessa avaliação, a sociedade, especialmente aos estudantes, pode ter referência quanto às condições de cursos e instituições.

Para a Reitora da Universidade Ceuma, professora mestra Cristina Nitz, a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina de Imperatriz é fruto da dedicação e colaboração de todos, em especial da Coordenação de curso, em nome da professora mestra Bethânia de Lucena, do Gestor do Campus Imperatriz, professor mestre Renato Sucupira, bem como da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de outros departamentos.

“O reconhecimento também se dá em razão do empenho da Presidência e diretores do Grupo Educacional CEUMA, Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, e da mantenedora da Universidade CEUMA, por investir na implantação e consolidação do Curso de Medicina no município de Imperatriz”.

Curso de Medicina em Imperatriz

O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas. / Foto: Divulgação
O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas. / Foto: Divulgação

O Curso de Medicina em Imperatriz, que é a segunda maior cidade do Maranhão, foi criado em 2017 e, atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas.

O curso segue as mesmas diretrizes dos demais que integram o Grupo Ceuma, sendo focado na formação de médicos éticos e capacitados, com perfil e competências para o enfrentamento dos problemas de saúde da comunidade, bem como o fortalecimento dos programas e estratégias de saúde.

Desde sua criação, o Curso de Medicina em Imperatriz já formou três turmas, a última com 64 profissionais.

Desde sua criação, o Curso de Medicina em Imperatriz já formou três turmas, a última com 64 profissionais. / Foto: Divulgação.
Desde sua criação, o Curso de Medicina em Imperatriz já formou três turmas, a última com 64 profissionais. / Foto: Divulgação.

A agora graduada Sara Nunes, que formou na terceira turma do curso, expressou a sua realização em concluir a jornada de seis anos, entre aulas, discussões de casos em tutorias, estágios e várias outras atividades.

“Hoje, dia 11 de junho de 2024, é o dia da minha Colação de Grau, um dia cheio de expectativa, de gratidão pelos seis anos de caminhada nessa universidade que me ajudou muito a crescer como pessoa e como profissional”, destaca a jovem.

Sara Nunes é graduada no Curso de Medicina em Imperatriz. / Foto: Divulgação.
Sara Nunes é graduada no Curso de Medicina em Imperatriz. / Foto: Divulgação.

Clínica Escola Ana Lúcia Chaves Fecury

Capacitar os alunos para serem profissionais de excelência é uma das principais metas da Universidade Ceuma, que investe cada vez mais em um corpo docente altamente instruído e, também, em recursos técnicos, para oferecer o que há de melhor na área de ensino, pesquisa e extensão.

No curso de Medicina, que é um dos mais valorizados e desejados do país, a universidade tem investido para ofertar uma graduação de qualidade, nessa área tão importante para a preservação da vida humana. E, para formar profissionais de medicina altamente capacitados, a Universidade Ceuma conta com a Clínica Escola Ana Lúcia Chaves Fecury.

A clínica oferta serviços gratuitos à comunidade em 26 diferentes áreas, como Cardiologia e Pediatria, além de realizar pequenos procedimentos e tratamentos preventivos e reabilitadores. Somente em 2024, segundo a Coordenação, foram realizados mais de 8 mil atendimentos.

Cursos de Medicina no Maranhão

Atualmente, segundo dados do IBGE, o Maranhão contou, em 2023, com apenas doze cursos de graduação em Medicina, sendo nove deles no interior do estado.

E, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Maranhão tem a segunda pior relação de médicos por habitantes do Brasil, representando o quantitativo de 1,22 médico a cada 1.000 habitantes, que está muito abaixo da média nacional, que é de 2,41. Esses dados confirmam a imensa carência de profissionais de medicina no estado.

Outro dado que chama a atenção é o fato de grande parte desses profissionais – 68% - atuarem na região metropolitana de São Luís, no norte do Estado, evidenciando o papel da Universidade Ceuma na geração de novos profissionais que abasteçam a região do Sudoeste maranhense, bem como de estados vizinhos, como Brasília, Pará e Piauí.

Curso de Medicina do Ceuma Imperatriz é nota máxima do Ministério da Educação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.